segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FW: Caravanas Euclidianas chegando a Vassouras




Date: Mon, 23 Aug 2010 11:35:42 -0300
Subject: Caravanas Euclidianas chegando a Vassouras
From: casadeculturaptn@gmail.com
To: casadeculturaptn@gmail.com

Vassouras recebe as Caravanas Euclidianas

27 e 28 de agosto de 2010

As Caravanas Euclidianas vêm percorrendo cidades, escolas e comunidades do Estado do Rio de Janeiro para falar sobre o universo do escritor Euclides da Cunha. O objetivo do projeto - realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação - é contribuir para a inclusão educacional difundindo a obra deste que é considerado um dos maiores autores da literatura brasileira com uma exposição, filmes, livros e uma oficina de literatura e audiovisual. Em Vassouras, a exposição chegará à Casa de Cultura a partir do dia 23 de Agosto, as oficinas ocorrerão na Universidade Severino Sombra nos dias 27 e 28 e o filme será projeto no Auditório do Centro da Cidadania (Prefeitura) dia 27 às 19h.

Cada passagem das Caravanas Euclidianas por uma comunidade tem a duração de dois dias. No primeiro dia, uma apresentação de abertura da Professora Regina Abreu, especialista em Euclides da Cunha, seguida da exibição do filme A Paz é Dourada, de Noilton Nunes, diretor de cinema campista, unico filme realizado sobre a vida e obra do escritor. Haverá uma apresentação do compositor Edeor de Paula, autor do samba-enredo Os Sertões, "Estandarte de Ouro" de 1976, considerado um dos mais belos de todos os tempos.

No segundo dia acontece a Oficina de Cinema e Literatura, onde serão focalizados temas presentes na obra de Euclides e que são atuais até hoje, como a exclusão social, a ecologia, a união dos povos da América Latina. As oficinas tomam por base os capítulos de

Os Sertões: A Terra, O Homem e A Luta. "Os alunos deverão transpor a obra de Euclides da Cunha para os dias atuais, narrando a partir de suas experiências cotidianas a terra, o homem, a luta das comunidades onde vivem", adianta Noilton, um dos idealizadores do projeto.

O projeto estrutura-se com base em uma rede de professores de literatura, história e cinema no conjunto do Estado do Rio de Janeiro. Cada professor recebe material didático para um trabalho prévio de sensibilização com os alunos.

"Defendo a idéia de que o professor não deve se limitar à sala de aula, buscando ampliar suas ações e criar oportunidades de interação entre a Universidade e a comunidade" diz Regina Abreu, professora da UNIRIO, coordenadora do Projeto e autora de O Enigma de Os Sertões, livro que procura decifrar as razões que transformaram a obra de Euclides da Cunha em monumento nacional (Editora Rocco/Funarte).

Noilton e Regina assinalam que a obra de Euclides é um manancial de temas e questões que nos afetam no contemporâneo. "Euclides era um visionário – explicita Noilton – além de sua importância para a língua portuguesa, ele é considerado um dos primeiros ecologistas, chamando a atenção ainda no final do século XIX para as devastações que começavam a ocorrer no Estado do Rio de Janeiro com a chegada do progresso com suas fábricas e os meios de transporte modernos".


--
Vivian May

Casa de Cultura Pres. Tancredo Neves
R. Custodio Guimarães, 65 - Vassouras
Fone: (24) 2471 -2765